CENTRO DE MEMÓRIA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Criado por: Ricardo de Oliveira Muniz Junior
Última Atualização: 04/05/2021
Site em desenvolvimento. Futuro produto Mestrado.
Criado por: Ricardo de Oliveira Muniz Junior
Última Atualização: 04/05/2021
Referenciando a produção de Connor e Robertson (2018), tradução do autor utilizada para descrever esta página, John Von Neumann (figura 1) nasceu em 28 de dezembro de 1903 em Budapeste na Hungria.
Figura 1: John Von Neumann (CONNOR e ROBERTSON, 2003)
Fonte: J J O'Connor and E F Robertson, John Von Neumann MacTutor History of Mathematics, (University of St Andrews, Scotland, February 2003). Disponível em: <https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Von_Neumann/>
John von Neumann nasceu János von Neumann. Ele foi chamado de Jancsi quando criança, uma forma diminuta de János, então mais tarde ele foi chamado de Johnny nos Estados Unidos. Seu pai, Max Neumann, era um grande banqueiro e ele foi criado em uma família extensa, vivendo em Budapeste, onde quando criança ele aprendeu a língua das governantas alemãs e francesas que eram empregadas. Embora a família fosse judia, Max Neumann não observava as práticas estritas dessa religião e a família parecia misturar tradições judaicas e cristãs.
Também vale a pena explicar como o filho de Max Neumann adquiriu o "von" para se tornar János von Neumann. Max Neumann foi elegível para solicitar um título hereditário por causa de sua contribuição para a então bem-sucedida economia húngara e em 1913 ele pagou uma taxa para adquirir um título, mas ele não mudou seu nome. Seu filho, no entanto, usou a forma alemã von Neumann onde o "von" indicava o título.
Em 1911 von Neumann entrou no Ginásio Luterano. A escola tinha uma forte tradição acadêmica que parecia contar mais do que a afiliação religiosa tanto aos olhos dos Neumann quanto nas da escola. Seu professor de matemática rapidamente reconheceu a genialidade de Von Neumann e as aulas especiais foram colocadas para ele. A escola tinha outro matemático excepcional um ano à frente de von Neumann, ou seja, Eugene Wigner. A Primeira Guerra Mundial teve relativamente pouco efeito na educação de von Neumann, mas, após o fim da guerra, Béla Kun controlou a Hungria por cinco meses em 1919 com um governo comunista.
Em 1921 von Neumann completou sua educação no Ginásio Luterano. Seu primeiro artigo de matemática, escrito em conjunto com Fekete, o assistente da Universidade de Budapeste que o havia ensinado, foi publicado em 1922. No entanto, Max Neumann não queria que seu filho assumisse um assunto que não lhe trouxesse riqueza. Max Neumann pediu a Theodore von Kármán para falar com seu filho e persuadi-lo a seguir uma carreira nos negócios. Talvez von Kármán tenha sido a pessoa errada a pedir para empreender tal tarefa, mas no final todos concordaram com o tema de compromisso da química para os estudos universitários de von Neumann.
A Hungria não era um país fácil para aqueles de ascendência judaica por muitas razões e havia um limite rigoroso no número de estudantes judeus que poderiam entrar na Universidade de Budapeste. Claro que, mesmo com uma cota estrita, o recorde de von Neumann facilmente lhe rendeu um lugar para estudar matemática em 1921, mas ele não assistiu a palestras. Em vez disso, ele também entrou na Universidade de Berlim em 1921 para estudar química. Von Neumann estudou química na Universidade de Berlim até 1923, quando foi para Zurique.
Ele alcançou excelentes resultados nos exames de matemática na Universidade de Budapeste, apesar de não frequentar nenhum curso. Von Neumann recebeu seu diploma em engenharia química pela Technische Hochschule em Zurique em 1926. Enquanto em Zurique ele continuou seu interesse em matemática, apesar de estudar química, e interagiu com Weyl e Pólya que estavam ambos em Zurique. Ele até assumiu um dos cursos de Weyl quando ele estava ausente de Zurique por um tempo.
Von Neumann recebeu seu doutorado em matemática pela Universidade de Budapeste, também em 1926, com uma tese sobre teoria dos conjuntos. Ele publicou uma definição de números ordinais quando tinha 20 anos, a definição é a usada hoje.
Von Neumann lecionou em Berlim de 1926 a 1929 e em Hamburgo de 1929 a 1930. No entanto, ele também realizou uma Bolsa Rockefeller para permitir que ele realizasse pós-doutorado na Universidade de Göttingen. Estudou com Hilbert em Göttingen durante 1926 a 1927. Por esta altura von Neumann tinha alcançado o status de celebridade.
Tornou-se um dos seis professores originais de matemática (James Waddell Alexander, Albert Einstein, Harold Calvin Marston Morse, Oswald Veblen, John von Neumann e Hermann Klaus Hugo Weyl) em 1933 no recém-fundado Instituto de Estudos Avançados em Princeton, uma posição que ele manteve para o resto de sua vida.
Até 1933, ele ainda ocupava cargos acadêmicos na Alemanha, mas renunciou quando os nazistas chegaram ao poder. Ao contrário de muitos outros, von Neumann não era um refugiado político, ele foi para os Estados Unidos principalmente porque ele achava que a perspectiva de posições acadêmicas lá era melhor do que na Alemanha.
Em 1933 von Neumann tornou-se coeditor dos Annals of Mathematics e, dois anos depois, tornou-se coeditor do Compositio Mathematica. Ele ocupou ambas as editorias até sua morte. Von Neumann e sua esposa Marietta tiveram uma filha Marina em 1935, mas seu casamento terminou em divórcio em 1937.
No ano seguinte, casou-se com Klára Dán, também de Budapeste, que conheceu em uma de suas visitas europeias. Depois de se casarem, eles navegaram para os Estados Unidos e fizeram sua casa em Princeton. Lá von Neumann viveu um estilo de vida bastante incomum para um matemático de topo. Festas e vida noturna realizaram um apelo especial para von Neumann. Enquanto lecionava na Alemanha, von Neumann tinha sido um habitante do circuito noturno de Berlim da era do Cabaré.
Seu texto Mathematische Grundlagen der Quantenmechanik em 1932 construíram uma estrutura sólida para a nova mecânica quântica. Álgebras Self-adjoint de operadores lineares delimitados em um espaço Hilbert, fechado na topologia fraca do operador, foram introduzidas em 1929. Tais operadores foram chamados de "anéis de operadores" por von Neumann. J Dixmier, em 1957, chamou de "álgebras de von Neumann" em sua monografia.
Na segunda metade da década de 1930 e início dos anos 1940 von Neumann, trabalhando com seu colaborador Murray, lançou as bases para o estudo das álgebras de von Neumann em uma série fundamental de artigos.
Em 1938, a Sociedade Americana de Matemática concedeu o Prêmio Bôcher a John von Neumann por seu livro de “Almost periodic functions and groups”. Isso foi publicado em duas partes nas “Transactions of the American Mathematical Society”, a primeira parte em 1934 e a segunda parte no ano seguinte.
Na teoria dos jogos von Neumann provou o teorema do minimax. Ele gradualmente expandiu seu trabalho, e com o coautor Oskar Morgenstern, ele escreveu o texto clássico Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico de 1944.
John von Neumann foi um dos pioneiros da ciência da computação fazendo contribuições significativas para o desenvolvimento do design lógico. Ele avançou a teoria dos autômatos celulares, defendeu a adoção do bit como uma medição da memória do computador, e resolveu problemas na obtenção de respostas confiáveis de componentes de computador não confiáveis.
Durante e após a Segunda Guerra Mundial, von Neumann atuou como consultor das forças armadas. Suas valiosas contribuições incluíram uma proposta do método de implosão para levar o combustível nuclear à explosão e sua participação no desenvolvimento da bomba de hidrogênio. A partir de 1940 foi membro do Comitê Consultivo Científico nos Laboratórios de Pesquisa Balística no Campo de Provas de Aberdeen, em Maryland. Foi membro do Bureau of Ordnance da Marinha de 1941 a 1955, e consultor do Laboratório Científico de Los Alamos de 1943 a 1955. Já de 1950 a 1955 foi membro do Projeto de Armas Especiais das Forças Armadas em Washington, D.C. Em 1955, o presidente Eisenhower nomeou-o para a Comissão de Energia Atômica.
Seria quase impossível dar uma ideia da gama de honras que foram dadas a von Neumann. Foi Professor de Colóquio da Sociedade Americana de Matemática em 1937 e recebeu o Prêmio Bôcher como mencionado acima. Ele ocupou o Gibbs Lectureship da American Mathematical Society em 1947 e foi Presidente da Sociedade em 1951 até 1953.
Foi eleito para muitas academias, incluindo a “Academia Nacional de Ciencias Exacta”s (Lima, Peru), “Academia Nazionale dei Lincei” (Roma, Itália), “American Academy of Arts and Sciences” (EUA), “American Philosophical Society” (EUA), “Instituto Lombardo di Scienze e Lettere” (Milão, Itália), “National Academy of Sciences” (EUA) e “Royal Netherlands Academy of Sciences and Letters” (Amsterdã, Holanda).
Von Neumann recebeu dois prêmios presidenciais, a Medalha de Mérito em 1947 e a Medalha pela Liberdade em 1956. Também em 1956, sabendo que ele estava incuravelmente doente com câncer recebeu o Prêmio Comemorativo Albert Einstein e o Prêmio Enrico Fermi.
CONNOR, J.J.O.; ROBERTSON, E. F. MacTutor History of Mathematics. University of St Andrews, Scotland, February, 1999. Disponível em: <https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Hollerith/>. Acesso em: mar 2021.